IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fluxo de pessoas em shopping centers cresce 1,4% em dezembro

28/01/2015 13h45

Levantamento realizado pelo Ibope Inteligência revelou que o fluxo de pessoas em shopping centers cresceu 1,4% no mês de dezembro de 2014, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os 480 shopping centers existentes no país, os empreendimentos menores, com até 20 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) tiveram crescimento de 4% no fluxo de pessoas. Os empreendimentos de grande porte (com mais de 40 mil metros quadrados de ABL) tiveram incremento de 0,6%.

Na avaliação do Ibope, os shopping centers localizados em mercados menos concorridos conseguiram alcançar crescimento maior na atividade comercial, em comparação com shoppings instalados em mercados mais movimentados. Na visão do Ibope, o aumento do fluxo de pessoas pode ser considerado um indicador positivo para o varejo, pois indica o interesse dos consumidores pelas compras.

O aumento de fluxo teve reflexo nas vendas. De acordo com resultados do setor divulgados na terça pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas em dezembro cresceram 8,5% em relação ao mesmo mês de 2013. O resultado ficou acima da média do comércio geral, que teve alta de 1,2% na mesma base de comparação.