IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice de Confiança da indústria fluminense tem recorde de baixa

29/01/2015 14h45

Os empresários do Estado do Rio de Janeiro preveem um primeiro semestre pouco auspicioso, com redução de demanda e consequente recuo na compra de matérias-primas. É o que informou nesta quinta-feira a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que realizou pesquisa sobre o tema.

De acordo com a Sondagem Econômica Regional de janeiro, divulgada pela federação, o índice de confiança do industrial fluminense caiu pela quarta vez consecutiva, ao registrar 44,1 pontos em janeiro. O índice da pesquisa varia de zero a cem pontos, e os valores abaixo de 50 indicam pessimismo. O indicador alcançou o nível mais baixo de toda a série, iniciada em 2005, e está em linha com o índice nacional, que registrou 44,4 pontos neste início de ano, informou a entidade. Além disso, o indicador de demanda em janeiro registrou 49,2 pontos.

Neste cenário, a perspectiva dos empresários é também de retração no número de empregados (44,3 pontos). De acordo com os empresários, o setor externo não contribuirá para a retomada da atividade econômica no Estado, sendo negativa a expectativa quanto ao nível de exportações (47,1 pontos).

Além disso, a Firjan apurou, ainda, menor ritmo de abertura de vagas na indústria fluminense. Em 2014, foram gerados 53.586 novos postos de trabalho com carteira assinada no Estado do Rio, quase metade do registrado em 2013 (acréscimo de 105.896) e o pior resultado desde 2006. Na análise da entidade, o mercado de trabalho fluminense tem acompanhado o movimento nacional de recuo das contratações, já delineado por dados do Ministério do Trabalho e Emprego.