IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PGR dá parecer favorável a prisão de ex-diretor da Petrobras

30/01/2015 23h10

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer favorável à decretação da prisão preventiva do ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque. Ao analisar mérito de habeas corpus que o ex-executivo ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) - e que o livrou da detenção ordenada pela Justiça em novembro do ano passado -, Janot opinou pela necessidade de manter Duque preso.

O procurador-geral considera insuficiente como medida preventiva o fato de Duque ter entregado o seu passaporte à Justiça Federal.

Para o Ministério Público Federal (MPF), já existem provas suficientes de que a diretoria de Serviços da estatal - durante a gestão de Duque - obteve cerca de R$ 650 milhões em propinas negociadas sobre contratos firmados de 2004 a 2012 com seis empreiteiras que o MPF afirma terem integrado um cartel que fatiava licitações e contratos da Petrobras - Camargo Corrêa, OAS, UTC, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Engevix.

Duque será denunciado por corrupção ainda no primeiro semestre. O Valor PRO - serviço de informações em tempo real do jornal Valor Econômico - apurou que os investigadores temem que Renato Duque tente fugir ou adote medidas para escapar da punição criminal, a exemplo das empregadas por Nestor Cerveró. O ex-diretor de Internacional tentou transferir bens aos seus familiares e foi preso.