IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bancada do PMDB na Câmara decide que liderança terá um rodízio por ano

03/02/2015 15h15

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira por um rodízio para o cargo de líder do partido na casa, no qual o mandato do líder teria apenas um ano. Embora alguns defendessem a proibição de recondução, ficou acertado que o líder poderia permanecer mais de um ano caso tivesse o apoio de pelo menos dois terços da bancada.

A eleição foi marcada para quarta-feira, dia 11, às 10h. Os deputados de Minas Gerais, que cogitavam lançar Leonardo Quintão, anunciaram apoio ao candidato do Rio de Janeiro, Leonardo Picciani, que, em tese, soma com isso 16 votos e o apoio dos dois Estados com mais deputados do partido. O voto, contudo, é secreto.

Também já apresentaram candidatura Danilo Forte (CE), Lúcio Vieira Lima (BA), Marcelo Castro (PI) e Manoel Júnior (PB). Os dois últimos votaram na presidente Dilma Rousseff, enquanto os outros três fizeram campanha por Aécio Neves (PSDB).

Os cerca de 15 deputados do grupo Afirmação Democrática, oriundos principalmente do Sul do país, estudam lançar a candidatura de Alceu Moreira (RS) ou Lelo Coimbra (ES). Os candidatos têm até as 20h para se inscreverem.

A proximidade com o Palácio do Planalto é um dos temas que entrou em discussão na disputa pela liderança. O grupo comandado por Marcelo Castro, líder interino da bancada, defende que o nome seja alguém que fez campanha por Dilma. Já o grupo da Afirmação Democrática cobra que o líder seja independente do Executivo.

O posto de líder ficou vago com a eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara no domingo. Contrários à eleição de um deputado do Rio para a liderança, para não ocorrer uma "hegemonia" do Estado no comando da bancada, os candidatos do Norte e Nordeste tentam costurar um acordo até o fim da noite de apoio mútuo.

Os cargos de presidente de comissão também entram nesta disputa. O PMDB, segundo integrantes do partido, terá direito de indicar três presidentes de comissões das nove conquistadas pelo bloco liderado pela legenda, que inclui ainda outras 13 siglas.