IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fitch corta nota da Petrobras citando risco de aceleração de pagamento

03/02/2015 17h00

(Ampliada às 16h58) A agência de análise de risco Fitch Ratings rebaixou as notas de crédito (IDR) da dívida em moeda estrangeira e local da Petrobras. Os ratings passaram de "BBB" para "BBB-", que é a última escala do grau de investimento da agência. Também colocou todas as notas em escala nacional e internacional da estatal em observação negativa (Rating Watch Negative). Isso significa que o mais provável nas próximas avaliações da Fitch a respeito da Petrobras seja o rebaixamento dos ratings.

A ação reflete a prolongada e aumentada incerteza com relação à capacidade da Petrobras de estimar e registrar um ajuste em seus ativos fixos em tempo hábil, o que poderá permitir que um número signficativo de credores da Petrobras venham a acelerar os pagamentos da dívida.

De acordo com nota divulgada pela agência, essas ações de rating afetam aproximadamente US$ 50 bilhões em títulos da dívida emitidos pela Petrobras, incluindo aquelas emitidas pela Petrobras International Finance Company (PIFCO) e pela Petrobras Global Finance (PGF), garantidas pela Petrobras.

"O balanço do terceiro trimestre de 2014 da Petrobras, embora tenha permitido a empresa a cumprir com as cláusulas restritivas, não incluiu qualquer ajuste aos ativos fixos. A falta de clareza prolonga a incerteza acerca da capacidade da companhia de fazer os ajustes necessários para atender às cláusulas restritivas, que exigem que ela publique resultados financeiros anuais auditados em até 120 dias após o fim do exercício, mais um período de 60 dias de tolerância. Sem os resultados auditados, a Petrobras fica sem acesso ao mercado de dívidas", diz a nota.

Além disso, "a decisão de adiar o registro das baixas contábeis destaca a dificuldade da empresa em estimar a magnitude dos pagamentos de propina e o valor justo dos ativos", segundo a Fitch.

A ação de rating também reflete o potencial impacto que o atual escândalo apurado pela Operação Lava-Jato da Polícia Federal possa ter sobre a capacidade da Petrobras em atingir as expectativas de produção da Fitch.

A observação para possível rebaixamento reflete o risco elevado de que o vencimento das dívidas da companhia possa ser acelerado caso a petroleira não apresente seus resultados anuais auditados em tempo hábil. Os ratings podem ser rebaixados novamente em mais de um grau se a companhia quebrar as cláusulas restritivas e for notificada por credores quanto a isso, alerta a Fitch.

A nota de crédito "BBB-" segue refletindo a ligação da companhia com a nota de crédito soberana do Brasil, devido ao controle estatal da empresa.