IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa se recupera com ajuda de Petrobras e Grécia

03/02/2015 11h25

O Ibovespa tem um pregão positivo, com alta de 2,07% às 11h18, cotado em 48.650 pontos. Petrobras está entre os destaques e suas ações ON subiam 5,6%. As PN ganhavam 6,92%. Os preços do petróleo seguem em alta, com os rumores sobre a redução no número de plataformas e poços em operações nos Estados Unidos. Segundo estimativas, a medida representaria um corte de 20% na produção do país. O barril nos EUA sobe 3,32% e o de Londres ganha 3,65%.

O economista-chefe da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira, diz que, além da Petrobras, notícias mais leves da Grécia acalmam o mercado. O novo governo da Grécia divulgou na segunda um plano para renegociar a dívida com seus credores. O país está preparado para considerar um swap de dívida que ampliaria os vencimentos, além de vincular os pagamentos ao crescimento futuro.

Bandeira também cita como positivas as declarações sobre câmbio feitas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na semana passada. Ele afirmou que não há intenção de manter o câmbio artificialmente valorizado no mundo. "A sinalização é boa para exportadoras e para a atividade em geral", afirma. Esse cenário, diz, sustenta um repique técnico na Bovespa. A ação que mais sobe no índice é PDG Realty, que ganha 14,89%, após derreter no mês de janeiro.