IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prefeitura de S.Paulo lança nesta semana edital para 12 novos "FabLab"

03/02/2015 13h15

A Prefeitura de São Paulo planeja lançar, nesta semana, o edital de licitação para a implantação de 12 novos "FabLabs", informou o secretário de serviços Simão Pedro Chiovetti ao participar da abertura do evento de tecnologia Campus Party.

O conceito FabLab (abreviação em inglês para laboratório de fabricação) nasceu no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos EUA), em 2001. São pequenas oficinas que oferecem equipamentos de fabricação digital, como impressoras 3D, e podem ser manuseadas mesmo por quem não tem conhecimento técnico.

São Paulo tem apenas dois FabLabs. Um deles está instalado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O outro, privado, fica localizado no centro da cidade. "A ideia da prefeitura é levar o melhor em termos de impressoras 3D e marcenaria digital para que pequenos empreendedores e startups possam acessar [os equipamentos] como serviço público", disse Chiovetti. Segundo ele, os locais já estão definidos, incluindo um FabLab no Espaço Itororó, vila em revitalização para se tornar um espaço cultural na Bela Vista, centro, e outra unidade na cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade.

Chiovetti afirma que os telecentros, implantados na gestão de Marta Suplicy (2001 a 2005) em São Paulo, cumpriram um papel importante na inclusão digital, quando acesso ao computador com internet era restrito. Depois da popularização do acesso móvel, por smartphones e tablets, a proposta é oferecer novos equipamentos e ferramentas digitais, tanto para jovens quanto para empreendedores, disse o secretário.