IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vamos pegar o touro à unha, diz Dilma sobre combater agressão à mulher

03/02/2015 13h25

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, em seu primeiro evento aberto ao público do segundo mandato, em Campo Grande, que, em um esforço conjunto dos diferentes entes federados, o combate à violência contra à mulher será feito incansavelmente.

"Vamos pegar o touro à unha", disse a presidente ao discursar no complexo "Casa da Mulher Brasileira", espaço integrado de prestação de serviços a mulheres vítimas de violência, inaugurado pela presidente. "É um passo na aplicação da Lei Maria da Penha", completou Dilma, fazendo menção à lei criada a partir da luta desencadeada pela farmacêutica que dá nome à lei, presente ao ato desta terça-feira na capital do Mato Grosso do Sul.

A presidente defendeu uma sociedade democrática, que preze valores humanos, e afirmou também a necessidade de um "exemplo adequado dentro dos lares". "Queremos viabilizar o ataque conjunto de todos os órgãos do Estado brasileiro (...) para garantir de fato que o Estado brasileiro, não importa qual governo, tenha tolerância zero em relação à violência que se abate sobre a mulher", disse.

Dilma enumerou ações de seu governo direcionadas à população feminina e o acesso preferencial conferido às mulheres na titularidade de programas como "Minha Casa, Minha Vida" e "Bolsa Família". A presidente também falou da participação feminina em programas de acesso à educação, qualificação profissional e empreendedorismo.

"Isso mostra que as mulheres estão fazendo por si. Não estamos falando de mulheres passivas, que se conformam com uma situação, mas de mulheres que lutam. Se elas lutam, é dever do Estado garantir proteção a elas", afirmou a presidente.