IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anatel reduz tarifa de ligações de telefone fixo para celular

05/02/2015 21h00

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira que as ligações locais e interurbanas feitas de telefones fixos para celulares ficarão até 22% mais baratas para os usuários a partir de 24 de fevereiro. A queda é consequência da revisão das tarifas dos planos de telefonia fixa.

Essas tarifas são pagas pelas operadoras de telefonia fixa às operadoras de telefonia móvel para uso de suas redes. São conhecidas no mercado como VC (1 para chamada local, 2 e 3 para chamadas a longa distância). As operadoras móveis, quando precisam direcionar chamadas para linhas fixas, também pagam uma tarifa de interconexão às operadoras, chamadas valor de remuneração de uso de rede do serviço móvel pessoal (VU-M). O valor das VCs não podem superar 50% do valor do VU-M.

Segundo a Anatel, a redução nas tarifas vai variar de 12% a 22%. A queda será de 22% no caso de ligações entre telefones com o mesmo DDD. No caso de telefones com o primeiro dígito do DDD igual (61 e 62, por exemplo), a redução será de 14%. No caso de DDDs que têm o primeiro dígito diferentes, como 31 e 61, a tarifa será reduzida em 12%.

O corte de preço abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis.