IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa cai pressionado por reação a novo presidente da Petrobras

06/02/2015 12h15

O Ibovespa segue em queda nesta sexta-feira, pressionado por Petrobras e pelas quedas das bolsas na Europa. O payroll acima do esperado nos Estados Unidos também traz pressão para a bolsa local. O índice recuava 1,38% às 12h10, para 48.552 pontos. Petrobras PN recua 6,32%, para R$ 9,18, e a ON caía 5,9%, para R$ 9,09.

Petrobras reage a notícias sobre a escolha de Aldemir Bendine, atual presidente do Banco do Brasil, para a presidência da Petrobras. Segundo fontes ouvidas pelo Valor, Dilma Rousseff indicou Bendine para presidir a Petrobras, mas o novo presidente ainda não foi oficialmente anunciado.

As reações são negativas. Segundo Eduardo Velho, economista-chefe da INVX Global, o nome não estava na lista de rumores do mercado, que esperava um executivo mais ligado ao setor privado, com renome internacional e capacidade de melhorar rapidamente a situação da empresa. Bendine, diz, é tido como um executivo competente, bom gestor e bom boa trajetória profissional. Mas, politicamente, é fortemente ligado a Lula e A Dilma, o que gera dúvidas no mercado sobre a capacidade que terá para implementar mudanças eficazes na empresa.

Além disso, as bolsas da Europa caem, ainda com preocupações em relação à Grécia. A XP lembra que a Alemanha apresentou uma produção industrial abaixo das expectativas, com crescimento de 0,1% em dezembro, sobre o mês anterior. A previsão era de aumento de 0,3%. Na Espanha, a produção industrial caiu 1,1% em dezembro, na comparação anual.

O payroll surpreendeu nos Estados Unidos. Foram criadas 257 mil vagas de trabalho em janeiro, ante previsão de 237 mil vagas. Esse movimento reforça expectativas do mercado de alta de juros mais cedo nos Estados Unidos.