IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estabelecimentos do Rio estão em alerta para falta d'água no carnaval

09/02/2015 20h40

Hotéis, bares e restaurantes do Rio estão em alerta para falta de água durante o carnaval. Tanto a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) quanto o Sindicato de Hotéis e Restaurantes (SindRio) enviaram comunicados para que seus associados economizem água durante o período de estiagem. A ordem é "estar preparado frente a uma situação de falta d'água", segundo a ABIH. Governo do Estado e a prefeitura da capital negam possibilidade de racionamento durante a semana de festividades.

Na contramão da indústria hoteleira, alguns dos blocos mais tradicionais do Rio ignoraram a seca e decidiram manter o tradicional banho de mangueira para refrescar os foliões. O Barbas - criado pelo filho do escritor Nelson Rodrigues - e o Escravos da Mauá contrataram carros-pipa, com 20 mil litros cada. Segundo a presidente da Associação dos Blocos de Carnaval da Zona Sul, Centro e Santa Teresa (Sebastiana), Rita Fernandes, "cada bloco teve autonomia para escolher se contratava ou não o carro-pipa. O Barbas, que tem 31 anos de tradição, quis prevenir qualquer problema por causa do calor e decidiu manter o banho".

Quase um milhão de pessoas devem visitar a capital fluminense durante do carnaval e movimentar quase R$ 2 milhões, segundo a Secretaria de Turismo do Estado. O diretor do Comitê Guandu - sistema que abastece a maior parte da Região Metropolitana - afirmou que apenas em caso de "blecaute" haverá falta d'água no carnaval. Segundo Júlio César Antunes, "o sistema se comporta da mesma forma no restante do verão. Há mais turistas na cidade, mas eles se dividem entre todas as regiões da cidade", disse.

No interior, a Região dos Lagos deve receber o maior número de turistas. Apesar da reclamação histórica de falta d'água durante o carnaval, a Prolagos - concessionária que fornece água para a região - afirma que "não há risco de racionamento para as cidades da área de concessão". Em nota, a empresa diz que "a represa [de Juturnaíba] é abastecida pelos rios São João, Capivari e Bacaxá, e não pertence ao sistema do rio Paraíba do Sul".

A Prefeitura do Rio prepara um pacote com ações para economizar água, que deve ser divulgado nesta semana, e pode afetar operações da Companhia de Limpeza Urbana. A Comlurb, porém, garante a limpeza das ruas porque os garis usam água de reúso para o trabalho. Em nota, a Cedae, que abastece a região metropolitana, também negou qualquer problema e informou que "a agenda do carnaval não influi no que a empresa já vem fazendo neste verão".