IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa opera estável, com Petrobras em alta e Vale em queda

10/02/2015 12h20

O Ibovespa tem dificuldades para manter o passo com as bolsas internacionais, que sobem. Ao meio-dia, o indicador operava estável, cotado em 49.385 pontos. Petrobras e siderúrgicas evitam que o índice caia, mas Vale e bancos pesam e limitam ganhos maiores.

As maiores altas do Ibovespa eram de Usiminas PNA (4,93%), CSN ON (3,41%), Petrobras PN (2,9%) e Petrobras ON (2,6%).

Ajuda os papéis da estatal de petróleo a notícia divulgada pelo jornal "O Globo" de hoje, informando que, após aprovar mudanças na presidência e na diretoria da Petrobras, o governo mira agora o conselho de administração. Segundo o jornal, o Palácio do Planalto deve fazer alterações o mais rápido possível e quer substituir Guido Mantega e Miriam Belchior.

No caso das siderúrgicas, voltam aos mercados expectativas de que a China adote mais medidas de afrouxamento monetário, após nova rodada de números desfavoráveis. Essa expectativa já puxou as ações das siderúrgicas e das mineradoras ontem e garantiu ao Ibovespa um fechamento em alta, na contramão do exterior. Hoje, Vale não resiste e já devolve lucros. Segundo analistas, a alta do dólar também reforça a busca por siderúrgicas, que possuem receitas em dólar e são opção defensiva.

O Índice de Preços ao Consumidor da China registrou alta interanual de 0,8% em janeiro, o menor patamar dos últimos cinco anos, diz o Banco Fator em nota. O CPI encerrou 2014 com alta de 1,5%, bem abaixo da meta de 3,5% estabelecida por Pequim. O PPI segue em deflação há trinta e cinco meses e desacelerou para -4,3%, na comparação anual, em janeiro, diz o Fator.

Os bancos testam o terreno negativo hoje, puxados por Santander Unit, que recua 1,77%. A ação, dizem analistas, cai com declarações do banco ontem de que a instituição financeiro tem exposição a empresas envolvidas na Lava-Jato. A notícia pesa, apesar de o banco ter dito que sua exposição é "confortável". Itaú PN cai 0,42% e Bradesco oscila. Há pouco, a ação PN subia 0,02%.