IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa abre em baixa, mas muda direção com alta de Petrobras

10/02/2015 11h10

O Ibovespa abriu em queda, mas virou com Petrobras. O índice subia 0,38% às 11h02, para 49.571 pontos. Petrobras PN avançava 3,66% e a ON subia 3,80%, ambas no topo do índice.

Segundo o chefe de análise da Alpes/Win Corretora, Bruno Gonçalves, ajuda os papéis da estatal de petróleo a notícia divulgada pelo jornal O Globo de hoje, informando que, após aprovar mudanças na presidência e na diretoria da estatal, o governo mira agora o conselho de administração. Segundo o jornal, o Palácio do Planalto deve fazer alterações o mais rápido possível e quer substituir Guido Mantega e Miriam Belchior.

Hypermarcas segue Petrobras e sobe 2,45%. Em nota de hoje, a corretora XP comenta informação divulgada ontem pela empresa, de que vai repassar integralmente - a partir de maio - o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para cosméticos. A mudança tributária anunciada em meados de janeiro afeta cerca de 15% das vendas da empresa.

Gonçalves, da Alpes/Win, comenta que voltam aos mercados expectativas de que a China adote mais medidas de afrouxamento monetário, após nova rodada de números desfavoráveis. Essa expectativa puxou as ações das siderúrgicas e das mineradoras ontem.

O Índice de Preços ao Consumidor da China registrou alta interanual de 0,8% em janeiro, o menor patamar dos últimos cinco anos, diz o Banco Fator em nota. O CPI encerrou 2014 com alta de 1,5%, bem abaixo da meta de 3,5% estabelecida por Pequim. O PPI segue em deflação há trinta e cinco meses e desacelerou para -4,3%, na comparação anual, em janeiro, diz o Fator.

Sobre China, a XP ressalta que o BC chinês injetou mais 45 bilhões de yuans no sistema financeiro hoje. Na semana passada, o PBoC injetou 90 bilhões de yuans.