IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

KPMG não aceita função de auditor externo da Portugal Telecom SGPS

10/02/2015 15h05

A KPMG concluiu não ser possível aceitar a função de auditor externo da Portugal Telecom SGPS. A holding portuguesa solicitará a outra firma uma proposta de auditoria integrada das demonstrações financeiras para o exercício de 2014, a fim de nomear um novo auditor externo no "mais curto espaço de tempo possível".

A comissão de auditoria da PT SGPS convidou a KPMG a ser sua auditora externa depois de a Deloitte renunciar à função. Mas a contratação da KPMG dependia da conclusão de procedimentos de aceitação que se encontravam em curso, como a recepção de documentação por parte dos auditores anteriores, além de reuniões prévias com eles.

Depois de a Oi nomear a KPMG como auditor da PT Portugal, a Deloitte "passou a auditar diretamente uma ínfima parte dos ativos e dos ganhos consolidados da PT SGPS, pelo que entendeu não dispor de condições técnicas para continuar a assumir a responsabilidade pela certificação das contas consolidadas da PT SGPS do exercício de 2014", argumentou a Deloitte em seu pedido de renúncia, em dezembro.

Agora, "a KPMG Portugal concluiu não lhe ser possível aceitar as funções de auditor externo da PT SGPS", diz comunicado da holding portuguesa publicado na Comissão de Valores do Mercado Imobiliários (CMVM).

A PT SGPS é dona de uma participação de 25,6% na Oi e de uma dívida de 897 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo. A PT Portugal, dona do serviço de TV a cabo MEO e do portal Sapo, foi incorporada pela Oi em maio, em um processo de fusão entre as duas companhias, e será adquirida pela Altice por 7,4 bilhões de euros.