IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rompemos com a burocracia para abrir e fechar empresas, afirma Dilma

Dilma faz anúncio ao lado dos ministros que fazem parte da equipe econômica Joaquim Levy (esq.), Aloizio Mercadante, Guilherme Afif Domingos e Nelson Barbosa  - José Cruz/Agência Brasil
Dilma faz anúncio ao lado dos ministros que fazem parte da equipe econômica Joaquim Levy (esq.), Aloizio Mercadante, Guilherme Afif Domingos e Nelson Barbosa Imagem: José Cruz/Agência Brasil

26/02/2015 13h50

A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que o governo garantirá o fechamento imediato de pequenas empresas, bem como a abertura de novos negócios em até cinco dias. "Dizia-se que era possível abrir empresas no Brasil e impossível fechá-las. Com isso rompemos com essa que era uma realidade no país", anunciou a presidente em entrevista à imprensa, após a solenidade de lançamento do programa "Bem Mais Simples" e do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas.

Segundo Dilma, o objetivo do governo é construir uma "nova capacidade de empreender no Brasil". Ela lembrou que fechar uma empresa é importante porque elimina as condições que impedem o cidadão de abrir um novo negócio no futuro. "Você pode querer o próprio negócio, saber que vai fechá-lo e abri-lo quando for do seu interesse", disse a presidente. O compromisso do governo é implantar, até junho, o prazo de cinco dias para fechamento das micro e pequenas empresas.

Durante o discurso no Palácio do Planalto, Dilma ressalvou que o processo de simplificação "não é contraditório com o aumento de arrecadação necessário para o governo brasileiro". Segundo ela, a "simplicidade" nos negócios é a chave para garantir "vantagens ao cidadão sem prejuízo para a arrecadação fiscal".

Segundo Dilma, o governo aplica a máxima de que "o boi se come aos bifes". Nesse sentido, haverá um processo progressivo em que se ampliará a arrecadação e, simultaneamente, o governo beneficiará quem quer o pequeno negócio. "Ser dono do próprio negócio é uma missão tão importante quanto ser dono da casa própria", definiu.