Lucro da Positivo cai mais de 80% no 4º trimestre
A Positivo Informática reportou uma queda de 83% no lucro líquido do quarto trimestre, em relação a igual período de 2013, para R$ 5,3 milhões. A receita líquida somou R$ 618,3 milhões no período, recuo de 19,6% na comparação anual.
"No varejo, a demanda esteve enfraquecida em função da queda da confiança do consumidor e do aperto no crédito às pessoas físicas, o que acarretou a diminuição do tamanho do mercado de hardware no Brasil", justificou a empresa, acrescentando que o giro de produtos nas lojas (sell-out) foi abaixo da expectativa, principalmente a partir da semana da Black Friday, o que afetou as vendas de Natal e gerou certo acúmulo de estoque em posse dos canais na virada do ano.
No mercado corporativo, as vendas também foram contidas no trimestre, devido ao adiamento de investimentos de empresas e o impacto no volume causado pelo repasse da alta do dólar, acima dos orçamentos previamente aprovados. "No mercado de governo, após um primeiro semestre com receita recorde, houve redução do faturamento a partir das eleições presidenciais, conforme já era esperado", acrescentou a Positivo.
Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foram 34,1% menores no trimestre, atingindo R$ 27,8 milhões. A margem Ebitda recuou em 1 ponto percentual, a 4,5%.
O resultado financeiro do quarto trimestre apresentou despesa líquida de R$ 13,5 milhões, mais do que o dobro das despesas de R$ 5,3 milhões de um ano antes. A conta de variação cambial foi negativa em R$ 5,1 milhões no trimestre, como resultado de instrumento de hedge positivo em R$ 6,2 milhões, superado pela oscilação cambial sobre a dívida em moeda estrangeira, negativa em R$ 11,2 milhões.
No ano de 2014 como um todo, o lucro líquido avançou 49%, a R$ 23,3 milhões. As receitas somaram R$ 2,33 bilhões, queda de 9,2%. O Ebitda avançou 10,9%, para R$ 115,3 milhões, com margem Ebitda de 4,9%, maior em 0,9 p.p.
"Em 2015, a companhia buscará aprofundar o processo de diversificação do faturamento em termos de produtos, canais de venda e geografia", antecipa a Positivo. A empresa estimulará a venda de dispositivos móveis, as vendas diretas e indiretas para empresas e as operações internacionais, com destaque para a estreia da operação na África, com o início de um projeto de governo de longo prazo contratado em Ruanda.
"No varejo, a demanda esteve enfraquecida em função da queda da confiança do consumidor e do aperto no crédito às pessoas físicas, o que acarretou a diminuição do tamanho do mercado de hardware no Brasil", justificou a empresa, acrescentando que o giro de produtos nas lojas (sell-out) foi abaixo da expectativa, principalmente a partir da semana da Black Friday, o que afetou as vendas de Natal e gerou certo acúmulo de estoque em posse dos canais na virada do ano.
No mercado corporativo, as vendas também foram contidas no trimestre, devido ao adiamento de investimentos de empresas e o impacto no volume causado pelo repasse da alta do dólar, acima dos orçamentos previamente aprovados. "No mercado de governo, após um primeiro semestre com receita recorde, houve redução do faturamento a partir das eleições presidenciais, conforme já era esperado", acrescentou a Positivo.
Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foram 34,1% menores no trimestre, atingindo R$ 27,8 milhões. A margem Ebitda recuou em 1 ponto percentual, a 4,5%.
O resultado financeiro do quarto trimestre apresentou despesa líquida de R$ 13,5 milhões, mais do que o dobro das despesas de R$ 5,3 milhões de um ano antes. A conta de variação cambial foi negativa em R$ 5,1 milhões no trimestre, como resultado de instrumento de hedge positivo em R$ 6,2 milhões, superado pela oscilação cambial sobre a dívida em moeda estrangeira, negativa em R$ 11,2 milhões.
No ano de 2014 como um todo, o lucro líquido avançou 49%, a R$ 23,3 milhões. As receitas somaram R$ 2,33 bilhões, queda de 9,2%. O Ebitda avançou 10,9%, para R$ 115,3 milhões, com margem Ebitda de 4,9%, maior em 0,9 p.p.
"Em 2015, a companhia buscará aprofundar o processo de diversificação do faturamento em termos de produtos, canais de venda e geografia", antecipa a Positivo. A empresa estimulará a venda de dispositivos móveis, as vendas diretas e indiretas para empresas e as operações internacionais, com destaque para a estreia da operação na África, com o início de um projeto de governo de longo prazo contratado em Ruanda.
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