IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção das montadoras registra queda de 28,9% em fevereiro

05/03/2015 03h23

As montadoras reduziram em 28,9% a produção de veículos em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2014. Em relação a janeiro, a queda na atividade do setor foi de 2,3%, segundo balanço da Anfavea, a entidade que abriga as montadoras instaladas no país.

No total, 200,1 mil veículos foram montados no mês passado, um número que reflete a retração tanto das vendas domésticas como das exportações, assim como o calendário curto por conta do feriado de Carnaval.

Em virtude da demanda mais fraca, muitas montadoras - entre elas fábricas de Fiat, General Motors (GM), Ford, Mercedes-Benz, MAN e Scania - deixaram de montar veículos durante toda a semana do Carnaval.

Depois disso, férias coletivas foram concedidas no parque industrial da MAN em Resende (RJ) e na fábrica da Volkswagen em Taubaté, no interior paulista. Nesse último caso, o recesso, iniciado no último dia 23, envolve um grupo de 250 trabalhadores.

Os ajustes prosseguem neste mês, a começar na próxima segunda-feira, por férias coletivas na Fiat e o afastamento de 650 operários - num grupo que poderá chegar perto de 800 - na fábrica da GM em São José dos Campos, também no interior de São Paulo.

Segundo o levantamento da Anfavea, a indústria automobilística terminou o primeiro bimestre acumulando 404,9 mil veículos produzidos, queda de 22% na comparação com 2014.

Só nas fábricas de carros de passeio e utilitários leves, 189,5 mil unidades foram fabricadas em fevereiro, 27,9% menos do que o volume registrado um ano antes. Em relação a janeiro, a produção nesse setor caiu 2,3%.

Já a fabricação de caminhões - de 7,8 mil unidades no mês passado -, recuou 48,7% na comparação anual, enquanto as fábricas de ônibus produziram 23,5% menos do que 2014, com 2,9 mil unidades montadas em fevereiro.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, teve queda de 1,3% na passagem de janeiro para fevereiro, cedendo para 142,3 mil empregados.

Vendas

As vendas de veículos novos caíram 28,3% em fevereiro, na comparação com o volume de um ano antes, confirmando o pior resultado desde a crise financeira internacional.

Em relação a janeiro, a queda foi de 26,7%, o que derrubou as vendas para 185,9 mil veículos. Foi o menor volume desde novembro de 2008, quando os licenciamentos cederam para 177,9 mil unidades diante do impacto da crise financeira internacional.

Há seis anos, a indústria automobilística não ficava abaixo da marca de 200 mil veículos vendidos. Após marcar 18,8% em janeiro, a queda das vendas subiu para 23,1% no resultado acumulado do primeiro bimestre, em número que inclui carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Analistas e executivos do setor citam a restrição de crédito, a fraca atividade econômica e a quebra da confiança do consumidor na economia ao analisar os maus resultados do início do ano.

Soma-se à conjuntura macroeconômica negativa o esgotamento da demanda após a forte antecipação de compras em dezembro, quando consumidores correram às concessionárias para escapar do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na virada do ano. Em fevereiro, a comercialização de automóveis ainda foi prejudicada pelo calendário mais curto, em virtude do feriado de Carnaval.

Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, que teve os descontos no IPI retirados na virada do ano, os volumes caíram 27,2% na comparação com fevereiro de 2014. Foram 179,2 mil unidades licenciadas no mês passado, 26,6% a menos do que em janeiro.

Já as vendas de caminhões somaram apenas 5,2 mil unidades em fevereiro, metade do volume registrado um ano antes, de 10,4 mil unidades. Ante janeiro, os emplacamentos de caminhões caíram 32,5%.

Após ser o único segmento a ficar no azul em janeiro, as vendas de ônibus voltaram a cair no mês passado, registrando queda de 44,5% na comparação com fevereiro de 2014. No total, 1,5 mil coletivos foram entregues no mês passado, 18,5% a menos do que em janeiro.

Segundo o balanço da Anfavea, as importações responderam por 16,7% de todos os veículos vendidos em fevereiro, abaixo dos 18% de janeiro.