IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice de Confiança do Comércio atinge mínima histórica em março

27/03/2015 08h13


A confiança dos empresários do comércio continuou a se deteriorar em março, com uma piora mais acentuada na percepção sobre a demanda de curto prazo. O recuo neste mês, contudo, foi menos intenso que em fevereiro. O Índice de Confiança do Comércio, que sintetiza a sondagem mensal realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 4,4% este mês, na comparação com o anterior, quando houve queda de 10,8%. Este foi o quinto recuo consecutivo e, com isso, o índice atingiu 92,0 pontos, o menor nível da série, iniciada em março de 2010. Na comparação com março do ano passado, a queda é de 25%.

"O setor se queixa do nível fraco da demanda e se preocupa com o estado geral da economia, o ambiente político e a queda forte da confiança do consumidor neste início de ano. As expectativas em relação aos próximos meses pioraram relativamente pouco frente a fevereiro, mas o suficiente para levar o Índice de Expectativas a novo recorde negativo", afirmou, em nota Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/Ibre.

A queda da confiança em março foi determinada pela piora da percepção dos empresários em relação ao presente: o Índice da Situação Atual, que retrata a percepção em relação à demanda do momento - recuou 8,8%, chegando a 69,1 pontos, o menor nível da série. O Índice de Expectativas, por sua vez, caiu 1,5%, chegando também ao mínimo histórico de 114,9 pontos.

A piora das expectativas atingiu tanto o indicador que mede o otimismo com as vendas nos três meses seguintes, quanto aquele mede uma perspectiva de seis meses. O primeiro exerceu maior influência, com recuo de 2,2% em relação ao mês anterior, ao passar de 117,8 pontos em fevereiro, para 115,2 pontos em março, o menor patamar da série. O segundo caiu 0,8%, ao passar de 115,4 pontos para 114,5 pontos, no mesmo período, atingindo o mínimo histórico.

A edição de março da pesquisa sobre o comércio coletou informações de 1.215 empresas entre os dias 03 e 24 deste mês.