IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com ajuste, queremos pavimentar futuro da economia, diz Levy

31/03/2015 13h18


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira que o ajuste fiscal é uma razão imediata, mas com o objetivo de resolver problemas e "pavimentar o caminho [da economia] para a frente".

Levy participa de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal na manhã desta terça-feira. O ministro começou a apresentação dizendo quais são os principais motivos para o ajuste nas contas do governo.

Levy também adiantou que vai comentar sobre a atual discussão relacionada ao ICMS, pois é "um dos fatores de confiança", sendo primordial para o ambiente de retomada da atividade econômica e tomada de decisões dos investidores. "Investidor tem que conhecer antes de levantar os muros", disse.

O ministro disse que "a retomada do crescimento vai depender em grande parte das ações dos Estados e municípios". Para ele, a atividade econômica não está em Brasília apenas, mas sim em todos os Estados do país. "Por isso que esse diálogo é tão importante", afirmou.

Levy ainda reiterou, como já fez diversas vezes, que vários países no mundo estão retirando medidas anticíclicas e o Brasil deve seguir o caminho de seus parceiros, como também tem sido destacado pela presidente Dilma Rousseff. "A presidente Dilma tem feito um trabalho incansável em explicar as ações do governo", disse aos senadores.

Chegada

Já prevendo a concorrência, jornalistas chegaram com duas horas e meia de antecedência ao início da audiência de Levy, marcada para começar às 10 horas, a fim de garantir um lugar na CAE. Porém, para surpresa de todos, a sala estava fechada para vistoria e limpeza.

Alguns seguranças chegaram a ser verbalmente mais agressivos e disseram que as salas só estariam liberadas meia hora antes do início da audiência. Depois de uma confusão, o local foi liberado.

Mas não foram apenas os jornalistas que chegaram bem antes do horário. Quatro senadores tucanos e Blairo Maggi (PR-MT) também madrugaram. Antes das 9 horas, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), e seus colegas de partido Flexa Ribeiro (PA), Álvaro Dias (PR), Ataídes Oliveira (TO) e já estavam na sala da audiência pública para garantir que serão os primeiros a fazerem perguntas.

Outros dois auditórios foram preparados para que a audiência seja acompanhada por telão.

A expectativa dos senadores é de que Levy apresente alguma proposta com relação à regulamentação da mudança do indexador da dívida de Estados e municípios com a União. Além disso, é esperada a retomada da discussão do pacto federativo - convalidação dos incentivos fiscais concedidos sem o aval do Confaz e reforma do ICMS.

Já o ministro Levy tenta garantir o apoio dos senadores para ter um prazo maior para alteração do indexador da dívida dos Estados e municípios. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece o prazo de 30 dias para que o Executivo faça a regulamentação de lei sancionada, em novembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. A matéria ainda precisa de aprovação do plenário do Senado e pode ser colocada em votação ainda hoje.