IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Queda na produção de veículos puxa indústria para baixo em fevereiro

01/04/2015 09h38


A queda de 0,9% na produção industrial do país em fevereiro, na comparação com janeiro, foi influenciada principalmente pela baixa de 1,7% na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias. O segmento teve resultado negativo pelo terceiro mês consecutivo, período em que acumulou recuo de 8,9% na atividade.

Outro segmento que influenciou o resultado geral foi produtos do fumo, onde a produção despencou 24%, e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com queda de 4,2%. Fumo acumula redução de 48% em seis meses consecutivos de taxas negativas, enquanto equipamentos de informática eliminou a alta de 1,5% observada em janeiro.

No total, em relação a janeiro, a produção recuou em 11 dos 24 ramos da indústria. Outras contribuições negativas importantes foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-3,4%), de metalurgia (-0,9%), de bebidas (-1,2%), de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-2,4%) e de produtos de minerais não-metálicos (-1,1%).

Entre os doze ramos que ampliaram a produção em fevereiro, os desempenhos de maior importância para a média global foram assinalados por perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (2,0%), indústrias extrativas (0,9%), produtos de metal (2,9%), produtos têxteis (4,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,6%) e máquinas e equipamentos (1,2%).