IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma diz que ajuste não vai afetar programas essenciais em educação

06/04/2015 15h25


Em discurso durante a cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o ajuste fiscal a ser promovido pelo governo não atingirá gastos essenciais da Pasta.

"Não haverá recuo nessa nossa política de garantir acesso ao Ensino Superior para os jovens", afirmou.

Segundo Dilma, a "necessidade de promover ajustes na economia não afetará programas essenciais", como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Pronatec e o Prouni.

Mudanças nas regras de acesso e de pagamento do Fies geraram discussões desde o começo do ano. A presidente informou que o Fies terá continuidade com "ganho de qualidade e mais controle do Estado".

Janine

Sem a presença de Cid Gomes, o novo ministro da Educação tomou posse nesta segunda-feira em cerimônia no Palácio do Planalto. Seu antecessor, Gomes, deixou o cargo menos de três meses depois de assumi-lo, em meio a um embate com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A indicação de Janine agradou o mercado educacional, pois as escolas reclamavam principalmente que Gomes não participava das reuniões sobre as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com a alegação de que as mudanças tinham sido implementas pela gestão anterior.

Apenas a presidente Dilma Rousseff discursou na cerimônia. Janine vai participar nesta tarde do evento de transmissão de cargo no Ministério da Educação.