IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mais dois produtos chegam para ajudar no combate ao incêndio em Santos

06/04/2015 23h10


Dois novos produtos específicos para aplacar fogo devem chegar a Santos (SP) na madrugada desta terça-feira. O "cold fire", que foi importado pela Ultracargo e será transferido em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e o pó químico seco, que foi cedido pela Infraero, do governo federal.

O cold fire é uma espuma semelhante à que está sendo usada no combate às chamas, "mas com maior eficiência", explicou o comandante da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias. Já o pó químico é semelhante ao extintor utilizado em veículos de passeio, mas vem em um veículo de grande porte, que lança o produto a dezenas de metros. "É utilizado para combater incêndios em aviões e aeroportos", ressaltou Onias.

Em entrevista mais cedo após reunião do gabinete de solução de crise, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) disse que não houve atraso ou falta de equipamentos no combate ao incêndio, que começou na quinta-feira.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Marcos Palumbo, disse que um evento como esse - o mais difícil que a corporação já enfrentou em São Paulo, afirmou - depende de ações conjuntas de órgãos públicos e empresas privadas para ser combatido.

No primeiro momento, o foco era resfriar os tanques para evitar a propagação do fogo para outros cilindros, o que poderia ser feito com a estrutura da corporação. Já o combate mais ofensivo dependeu de reforço de equipamentos de outras cidades e Estados.