IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cepal revisa para 1% projeção de crescimento econômico da AL

07/04/2015 17h59


A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revisou de 2,2% para 1% a projeção para o crescimento econômico da região neste ano em relatório divulgado nesta terça-feira. Para a economia brasileira, a nova estimativa é de queda de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015.

A revisão, segundo a Cepal, reflete o panorama global caracterizado por uma dinâmica econômica menor do que o esperado no fim de 2014. "Ao menor crescimento da economia mundial soma-se uma maior volatilidade financeira internacional, produto de uma política monetária expansionista na Europa e no Japão, enquanto prevê-se um aumento nas taxas de juros nos Estados Unidos", diz o organismo das Nações Unidas.

Ainda assim, a Cepal espera que a América Latina consiga manter o crescimento econômico em torno do registrado em 2014, de 1,1%. O crescimento deve ser menor na América do Sul, aproximando-se de zero, e maior nas sub-regiões da América Central e México (3,2%) e do Caribe (1,9%).

A Cepal também avalia que o fim do chamado "superciclo" do preço dos bens primários tem afetado negativamente vários países da região. Nesse contexto, as projeções de crescimento são menores para as economias especializadas na produção de bens primários como petróleo e minérios.

Dos 33 países analisados, apenas o Brasil e a Venezuela (-3,5%) devem apresentar resultados negativos neste ano. Liderando as projeções da Cepal para o crescimento regional em 2015 figuram Panamá (6,0%), Antígua e Barbuda (5,4%) e Bolívia, Nicarágua e República Dominicana (5,0%).