IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com BG, Shell espera produzir 550 mil barris por dia no Brasil em 2020

08/04/2015 09h14


A combinação entre a petroleira Royal Dutch Shell com a BG Group vai elevar a posição da empresa no Brasil e a colocará em posição importante de investidora e titular de reservas no país. A companhia vê potencial de aumentar a produção de 52 mil barris de óleo equivalente por dia em 2014 para 550 mil barris para o grupo combinado no fim da década.

As operações de águas profundas no Brasil da BG oferecem crescimento no curto prazo, complementando a produção existente da Shell, além do potencial de longo prazo do projeto de Libra, de acordo com o comunicado das companhias. Elas destacam que o grupo combinado será o principal parceiro da Petrobras.

A Shell já está bem estabelecida no país em águas profundas, com aproximadamente 10% da produção total vinda desse tipo de projeto. A tecnologia e os recursos da empresa são reconhecidos entre os melhores da indústria, segundo o comunicado, e a petroleira atingiu o atrativo retorno médio sobre o capital empregado em 12% em 2014, excluindo determinados itens.

Em 2013, a Shell entrou no campo de Libra. Ainda de acordo o comunicado, a experiência no local, junto com a expertise de 100 anos de participação no Brasil, fornece à Shell alto nível de confiança no potencial de rentabilidad e e crescimento que podem ser liberados com a combinação dos recursos da Shell, portfólio e posição competitiva da BG em águas profundas.