IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidor embolsa ganhos e Bovespa fecha em queda após giro elevado

08/04/2015 17h44


A Bovespa cedeu à pressão vendedora na última hora do pregão desta quarta-feira, depois de passar a maior parte do dia em alta, com investidores repercutindo boas notícias vindas de Brasília. Operadores atribuíram a queda a um movimento de realização de lucros, principalmente por parte de investidores estrangeiros, que ficou concentrado nas ações da Petrobras e da Vale.

Mais cedo, a bolsa brasileira chegou a subir mais de 1%, com investidores animados com a notícia de que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) será o novo articulador político do governo, o que deve amenizar os atritos entre Planalto e Congresso. "Essa notícia sem dúvida trouxe um alívio na percepção de risco do mercado e isso ficou evidente principalmente no dólar, que tem sido um termômetro do nervosismo dos investidores com o governo". A moeda americana caiu 2,5% hoje, para R$ 3,05.

Outra boa notícia para o mercado foi a decisão do governo de abrir o capital da Caixa Seguridade ainda neste ano. Além de ajudar o caixa do governo em momento de aperto fiscal, a operação deve reativar o fluxo de ofertas iniciais (IPOs) na Bovespa, que está parado há praticamente dois anos, ressaltaram analistas.

A Ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), divulgada no meio da tarde, praticamente não alterou o rumo das ações brasileiras. O documento mostrou que os dirigentes do banco central americano estão preocupados com os efeitos da alta do dólar sobre a economia, sugerindo que o aumento dos juros básicos poderá não acontecer em junho, como a maior parte do mercado previa, aponta o economista-chefe da INVX Global, Eduardo Velho.

"A Ata praticamente corrobora a avaliação de que a alta dos juros ficará para o segundo semestre. Os membros estão divididos sobre o início do aperto em junho e alguns indicaram inclusive que a alta deveria acontecer apenas em 2016", afirma Velho. "O Fed sinalizou que está preocupado com o dólar forte, o que pode prejudicar as exportações e desacelerar a economia."

O Ibovespa fechou em baixa de 0,13%, aos 53.661 pontos, com volume expressivo de R$ 8,171 bilhões. Na máxima do dia, o índice chegou aos 54.458 pontos (1,35%). Entre as principais ações, Petrobras PN caiu 2,66% e Vale PNA devolveu 2,55%, enquanto Itaú PN (0,48%), Bradesco PN (0,22%) e Ambev ON (0,10%) terminaram em leve alta. Segundo operadores, uma grande corretora estrangeira que vinha atuando pesadamente na compra de Petrobras PN e ON (-2,49%) e também em Vale, hoje inverteu a mão e foi a principal vendedora desses ativos.

No topo do Ibovespa ficaram Oi PN (6,18%), Kroton ON (3,14%) e Localiza ON (2,78%). Na outra ponta do mercado apareceram PDG Realty ON (-15,94%), Usiminas PNA (-4,16%) e Cemig PN (-2,93%).