IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Venda de veículos importados cai 9,2% em março, diz Abeifa

08/04/2015 12h59


As vendas de automóveis importados no país continuam acompanhando o forte recuo na demanda por veículos neste início de ano. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), as 28 marcas de automóveis e de comerciais leves que integram a entidade emplacaram 6.909 unidades em março, com queda de 9,2% na comparação anual. Frente a fevereiro, porém, houve alta de 19,9%.

Em nota, a Abeifa informa que esse resultado não pode ser interpretado como "reação do mercado", uma vez que a sinalização é a de que o desempenho foi melhor devido ao maior número de dias úteis em março frente a fevereiro - 22 dias de emplacamento no mês passado contra 18 dias em fevereiro.

"É muito prematuro qualquer comentário sobre uma reação do mercado. Os números em geral, sejam os de vendas das nossas associadas como os do mercado total, ainda são preocupantes, quando comparados ao desempenho de 2014", diz na nota o presidente da entidade, Marcel Visconde.

No acumulado do primeiro trimestre, considerando-se as associadas à Abeifa, a queda nos emplacamentos de veículos importados alcançou 21,8%. "A reação isolada de março reflete os quatro dias a mais de emplacamentos e, também, as ações de marketing que cada marca utilizou para atrair clientes e concretizar negócios", acrescenta Visconde.

A Abeifa manteve a previsão de que o primeiro semestre de 2015 será "difícil", diante do cenário formado por confiança do consumidor, taxa de juros e câmbio. "Ainda não temos um sinal positivo de que a economia deverá melhorar no curto prazo, por isso trabalhamos com um cenário de retração em 2015", acrescenta Visconde, na nota.