IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bombeiros declaram encerrado incêndio próximo ao porto de Santos

10/04/2015 17h15


O incêndio na Ultracargo, nas imediações do Porto de Santos acabou, anunciou o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Pinto. Ele disse que o fogo, que começou no último dia 2 de abril, foi extinto às 10 horas de hoje, mas era necessário ter "segurança" para anunciar oficialmente a extinção das chamas. Os trabalhos dos bombeiros, contudo, devem continuar pelo menos por mais uma semana, com a tarefa de rescaldo.

Segundo ele, esse foi o incêndio mais complexo do Brasil e demandará uma revisão de todos os planos de segurança daqui para frente. "Essa lição não pode ficar restrita ao Brasil, tem de se aplicar ao mundo inteiro, pela forma crítica da ocorrência", disse Pinto.

Ele destacou que só houve sucesso devido ao combate integrado da ocorrência. Emocionado, Pinto agradeceu o apoio das empresas Petrobras, Braskem, Basf, Rumo, Stolthaven "entre outras".

Desde que teve início, o incêndio atingiu seis tanques de um parque com dezenas de reservatórios. Todas as atividades da empresa no município ficam suspensas até que sejam cumpridas as determinações legais para garantir a segurança do local, entre elas, o pagamento de multas que podem chegar a R$ 50 milhões - só pelo município.