IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Levy diz que ajuste fiscal tem 'apoio explícito' de forças políticas

10/04/2015 22h00


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou na noite desta sexta-feira que a participação do Congresso e o diálogo com a sociedade estão reorientando as expectativas no país. Dizendo estar convicto na retomada do crescimento sustentável da economia, ele ressaltou o apoio explícito recebido "das principais forças políticas do país", ao ajuste fiscal.

"O governo, desde o começo do ano, tem se comprometido com a ação indispensável de equilíbrio das contas públicas", afirmou Levy, durante discurso na comemoração dos 50 anos do Comitê Monetário Nacional (CMN), no Rio de Janeiro. "O ano de 2015, em particular, é de fortalecimento dos nossos fundamentos macroeconômicos", completou.

Ele defendeu a ideia de que o ajuste fiscal também é um ajuste econômico, que não se trata apenas de correções fiscais e monetárias, mas também de políticas mais amplas, como trabalhista e previdenciária. "Acredito firmemente que temos capacidade de implementar essas políticas", completou.

Ressaltando a importância da participação do mercado, o ministro disso que "é a resposta que esperamos do mercado que vai permitir avançarmos nesse caminho de maior realização das possibilidades de crédito em suas diversas formas".