IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GLP compra terreno em Cajamar para desenvolver dois galpões

13/04/2015 08h35


A Global Logistic Properties (GLP) - maior empresa do segmento de galpões com atuação no Brasil - comprou terreno em Cajamar (SP) e tem projeto já licenciado de empreendimento a ser desenvolvido com entrega prevista para março de 2016. O valor da aquisição, não divulgado, será pago com recursos do fundo GLP Brazil Development Partners I.

"Ainda não estávamos presentes no mercado de Cajamar, que é bastante consolidado e tem baixa vacância", conta o presidente da GLP, Mauro Dias.

A GLP vai erguer, no local, dois galpões especulativos, ou seja, sem contratos prévios de locação com clientes, no total de 76 mil metros quadrados. Embora não seja um projeto desenvolvido sob medida ("build to suit"), há conversas em curso com potenciais interessados em ser ocupantes do empreendimento.

De modo geral, a procura por locação de galpões tem ocorrido por parte de operadores logísticos e de empresas de comércio eletrônico. Segundo o executivo, há demanda por áreas que possibilitem consolidar operações, antes fragmentadas. "Parte da demanda está aproveitando o momento para otimizar as operações logísticas", afirma Dias.

Recentemente, a GLP fechou a locação de 61 mil metros quadrados, em Embu, para a Sequoia Logística e de 36 mil metros quadrados, em Guarulhos, para a fabricante francesa de medicamentos Sanofi e sua subsidiária de genéricos, Medley.

O presidente da GLP ressalta que, nas regiões mais próximas da cidade de São Paulo, a taxa de vacância é menor do que em áreas mais afastadas, e os preços de aluguel estão estáveis.

A GLP continua avaliando oportunidades de aquisições de galpões. "O momento é interessante para quem pensa a longo prazo", afirma Dias. Mas não tem havido fechamento de negócios, no setor, porque os proprietários não estão dispostos a vender ativos nas condições do mercado, de acordo com o executivo.

No ano passado, a GLP se tornou a maior empresa de galpões do país ao comprar o portfólio do segmento da BR Properties.