IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Secex vê dumping de chineses e paquistaneses em alicates de cutícula

13/04/2015 08h55


A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) determinou a existência preliminar de dumping da indústria chinesa e paquistanesa em alicates de cutícula, mas não aplicou direito antidumping provisório.

"Recomenda-se o seguimento da investigação, sem aplicação de direito provisório, para o aprofundamento da avaliação do nexo de causalidade" entre o dumping e o dano à indústria doméstica, diz a circular publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

A investigação foi iniciada em outubro do ano passado, a pedido da Mundial S.A., uma das maiores fabricantes do produto no Brasil. Segundo a investigação preliminar, os resultados e as margens de lucro obtidos pela indústria doméstica no mercado interno "sofreram reduções sistemáticas".

A investigação concluiu que a indústria doméstica presenciou deterioração de vários indicadores, com destaque para a diminuição substancial do seu preço de venda, perda relativa de parcela do mercado brasileiro e achatamento de suas margens.

Os resultados bruto e operacional da indústria no país, exclusive resultado financeiro e outras despesas e receitas operacionais, caíram 49,3% e 81,2%, respectivamente, ao longo do período de investigação.