IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coutinho diz que BNDES não desembolsou nenhum valor para a Sete Brasil

14/04/2015 16h30


O BNDES aguarda a revisão do plano de negócios da Sete Brasil, empresa criada para fabricar sondas do pré-sal, para avaliar novamente a concessão de empréstimos para a companhia.

O presidente do banco, Luciano Coutinho, explicou em depoimento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal que no momento "há um processo em curso coordenado entre bancos comerciais para definir um novo plano de negócios que possa ser avaliado".

Coutinho disse que o banco entende a "importância e urgência" do processo, mas que o BNDES não contratou e não desembolsou o empréstimo à empresa.

Segundo ele, em dezembro de 2013 o banco aprovou uma operação relativa ao financiamento do primeiro lote de sondas a ser construído. O valor ficou disponível para contratação até este ano, mas não pode avançar por "fatos supervenientes". Ele citou a relação da Sete Brasil com estaleiros e operadores e "fatos públicos".

Petrobras

Sobre sua função à frente do conselho de administração da Petrobras, Coutinho afirmou que será breve. Ele informou que um novo presidente do conselho deverá ser eleito em assembleia geral de acionistas já convocada.

Coutinho disse que a obrigação legal dos conselheiros é zelar pelo melhor interesse da empresa, independentemente de quem o tenha indicado. Ele afirmou se abster de votações, principalmente naquelas que envolvem financiamento, para evitar qualquer conflito de interesses.