IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PSDB adia para fim de maio término da recontagem de votos da eleição

14/04/2015 18h20


O PSDB adiou para o fim de maio a previsão para a recontagem total dos votos do segundo turno da eleição presidencial, que derrotou o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG). A conferência do resultado eleitoral pelos tucanos começou em meados de janeiro e estava prevista para terminar em março.

O advogado do partido, Flavio Pereira, afirmou que o PSDB se comprometeu com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a não divulgar um balanço parcial da recontagem dos votos, antes do fim dos trabalhos.

Até o meio do ano, quando deve ficar pronta a análise dos dados, o PSDB espera que o pedido de impeachment da presidente ganhe força no Congresso.

O partido contratou cinco engenheiros e três pessoas jurídicas para analisar os dados do segundo turno da eleição presidencial. Só do TSE foram cerca de 30 gigabytes de informações. Entre os contratados estão o escritório de advocacia Opice Blum, o Instituto Brasileiro de Peritos e a Storm Security. O partido não quis divulgar os custos da operação.

O PSDB pediu a recontagem dos votos quatro dias depois do segundo turno, em novembro de 2014, em iniciativa do deputado Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico da campanha, com aval de Aécio. Sampaio alegou "descrença" sobre o resultado. O TSE disse que não faria a auditoria, mas permitiu que o PSDB tivesse acesso aos dados.