IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Advogado do PMDB é eleito para representar a Câmara no conselho do MP

15/04/2015 19h00


Advogado do PMDB e que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em causas relacionadas ao partido, Gustavo do Vale Rocha foi eleito nesta quarta-feira como representante dos deputados no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável por fiscalizar as atividades de promotores em todo o país.

Único concorrente, ele foi eleito com 376 votos favoráveis, 26 contrários e 36 abstenções. Havia a expectativa da participação de outros dois candidatos, o advogado Willer Tomaz e o ex-deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), mas o primeiro retirou a candidatura e o segundo teve a inscrição cancelada porque o líder do PT subscreveu requerimentos de apoio a dois candidatos.

A maioria dos líderes admitiu nos microfones não conhecer o currículo do indicado ao CNMP e sequer ter falado com ele, que ficará por dois anos no conselho com a prerrogativa de avaliar a legalidade dos atos administrativos praticados por integrantes do MP e aplicar sanções disciplinares contra promotores e procuradores.

Quase todos os partidos indicaram votação favorável à indicação. Apenas PT e PV liberaram suas bancadas e o PSOL opinou pela abstenção. "Vamos orientar pela abstenção. Não conhecemos detidamente o currículo do candidato. Temos informação de que ele, no seu pleno direito, advogou para o PMDB. Isso é um elemento para um debate", afirmou o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ).

Nos corredores da Câmara, a eleição de Rocha era vista por deputados como uma movimentação do presidente da Câmara para constranger o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que abriu inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar Cunha por suposto envolvimento na operação Lava-Jato. A escolha também foi criticada pelo movimento Ministério Público Democrático.