IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Centrais sindicais fazem paralisações hoje pelo país

15/04/2015 07h55


Cinco centrais sindicais - CUT, CTB, NCST, Intersindical e Conlutas - realizam hoje protestos por todo o país contra o PL 4330, mais conhecido como projeto de lei da terceirização. De acordo com comunicado das entidades, vários tipos de atos serão realizados, de manifestações a atrasos para entrada no trabalho em diversas categorias. Nesta manhã, em São Paulo, cerca de cem caminhoneiros bloquearam o trânsito na rodovia Dutra, na pista local sentido São Paulo, na altura do km 231.

Também devem participar dos protestos movimentos como MST, MTST, CMP e UNE.

O texto-base do projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 8, legaliza a terceirização em todos os postos de trabalho da cadeia produtiva. Atualmente, a terceirização só é permitida nas atividades meio das empresas, como faxina, portaria e segurança. A Câmara ainda tem que aprovar as alterações no texto-base e pontos mais controversos da proposta. Depois, o projeto passa pelo Senado.

Manifestações

Em São Paulo estão previstos vários atos contra o PL 4330, como atraso na entrada de fábricas, paralisações de algumas horas em outros setores, fechamento de rodovias etc.

O primeiro ato que vai reunir diversas categorias, como bancários, metalúrgicos, químicos, petrolei ros e o pessoal do setor de serviços e comércio entre outros no mesmo local, será às 15h, em frente à sede da Fiesp, na Avenida Paulista.

Depois, os militantes e trabalhadores seguirão para o Largo da Batata, em Pinheiros, onde às 17h, onde devem se encontrar com outros movimentos.