IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lava-Jato: Justiça autoriza tratamento psiquiátrico a dono da Galvão

15/04/2015 11h10


O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações relativas à Operação Lava-Jato, autorizou nesta quarta-feira o empresário Dario de Queiroz Galvão Filho, presidente do conselho de administração do Grupo Galvão, a receber tratamento psiquiátrico.



Galvão Filho receberá atendimento na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR), onde o empresário está preso desde 27 de março, acusado de participar de esquema de desvio de recursos da Petrobras.

Sérgio Moro baseou sua decisão em laudos médicos apresentados pela defesa mostrando que Galvão Filho "faz uso de medicação antidepressiva e ansiolíticos regularmente há alguns anos" e que tinha recomendação para ter acompanhamento psiquiátrico semanal.

Mas o magistrado ressaltou que seria "inviável o deslocamento periódico do acusado, sob escolta" a alguma clínica para ser submetido ao tratamento porque "o ônus seria excessivo ao limitado recurso policial".

Com isso, o juiz autorizou que Galvão Filho receba o tratamento em um lugar reservado nas próprias dependências da PF, com "periodicidade semanal ou quinzenal", com duração que será definida pelo médico psiquiatra Hamilton Miguel Grabowski, e com as despesas custeadas pelo acusado.

Moro estipulou que os detalhes para o atendimento devem ser acertados pelos advogados do empresário com a polícia e determinou que deve ser anexado aos autos do processo contra Galvão Filho um relatório médico periódico com a situação do acusado.

Sérgio Moro observou ainda que tomou a decisão sem ouvir o parecer do Ministério Público Federal (MPF) porque a Procuradoria da República já "posicionou-se de forma favorável" ao atendimento médico na prisão para outro acusado de envolvimento no esquema investigado pela Lava-Jato. Ele se referia ao ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que desde o fim de fevereiro recebe tratamento psiquiátrico na prisão, onde está desde 14 de janeiro por determinação da Justiça Federal.

(*Especial para o Valor)