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Reclamações contra bancos e financeiras sobem 12,6% em março, diz BC

15/04/2015 12h45

O Banco Central (BC) computou 2.920 reclamações contra bancos e financeiras em março, com alta de 12,6% em relação a fevereiro. Esse volume de queixas considera apenas aquelas tidas como procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Considerando também reclamações reguladas que não ferem normas e as não reguladas que ferem (como, por exemplo, normas fora da alçada do BC), o total de queixas sobe a 19.757 no mês passado, contra 15.309 em fevereiro. Uma reclamação pode infringir mais de duas normas ao mesmo tempo.

Veja a resposta dos bancos que estão no ranking de reclamações do BC.

No ranking de reclamações de instituições com mais de 2 milhões de clientes, o HSBC liderou, com índice de 9,53, resultado de 98 reclamações procedentes para 10,237 milhões de correntistas. Bradesco aparece em segundo lugar, após marcar a quinta colocação em fevereiro. O índice foi de 9,07 e capta 682 queixas para 75,264 milhões de clientes. Santander se manteve na terceira posição e a Caixa Econômica Federal, que liderou em fevereiro, aparece na quarta colocação. O Banco do Brasil saiu da sétima para a quinta colocação.

Para construir o ranking, o BC divide os bancos entre aqueles com mais de dois milhões de clientes e aqueles com menos. São considerados clientes os que contam com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC. Para chegar ao índice que define a posição no ranking de reclamações, o BC divide o número de reclamações procedentes pelo número de clientes da instituição financeira e multiplica por um milhão.

Entre os bancos e financeiras com menos de dois milhões de clientes, BNP Paribas lidera com índice de 152,7, que capta 190 reclamações para 1,244 milhão de clientes. Na sequência aparecem BIC Banco, J.Malucelli, Daycoval e BMG.

No ranking geral de reclamações, as notificações envolvendo "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços" tiveram 481 ocorrências. Caixa lidera com 241 casos, seguida ou Itaú Unibanco (48). Débito em conta não autorizado tem 286 queixas e a Caixa também lidera (71 ocorrências), seguida pelo Bradesco (61). As reclamações envolvendo recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento aparecem com 258 casos - Bradesco lidera com 193 ocorrências ou 75% do total, seguido por Banco do Brasil (31).