IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Latam estuda criar ponto de conexão de voos no Nordeste

17/04/2015 10h05


A Latam Airlines Group - grupo controlador da brasileira TAM e da chilena LAN - terá um terceiro aeroporto no Brasil, que será usado como ponto de conexões de voos ("hub"), na região Nordeste do país. O novo centro operacional, que será anunciado até o fim deste ano, será estabelecido em uma dessas três capitais: Natal (RN), Fortaleza (CE) ou Recife (PE).

A estimativa do início das operações é para dezembro de 2016.

Em nota, a Latam informou que iniciou o estudo de viabilidade para o desenvolvimento e a operação desse que será o primeiro centro de conexões de voos do Nordeste do Brasil. "Essa iniciativa não contempla aumento de capex [investimento], ou seja, não serão aportados recursos adicionais aos já previstos na estratégia do Grupo Latam Airlines, bem como não haverá novas encomendas de aeronaves", informou a holding.

O plano de investimento da TAM para o Brasil é de R$ 13 bilhões no biênio 2015/2016, incluindo nesse programa leasing de aeronaves.

O principal objetivo do grupo dono da TAM é ampliar a atuação das empresas da Latam em voos entre a América do Sul e a Europa, por causa da posição geográfica da região Nordeste.

"A viabilização da implementação do novo hub Nordeste é resultado de oportunidades de crescimento geradas pela criação do Grupo Latam. A união de TAM e LAN promove opções para o fortalecimento e a ampliação da atuação das empresas do Grupo LATAM Airlines, a partir da geração de sinergias e do planejamento conjunto", informou a empresa em nota.

Segundo a companhia, o projeto, quando concretizado, vai ampliar a capilaridade das operações das empresas do Grupo no Brasil, na América do Sul e no mercado internacional, aumentando principalmente os destinos atendidos na Europa.