IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras nega que tenha "blindado" SBM

19/04/2015 20h15


Em nota divulgada no início dessa noite, a Petrobras nega denúncia publicada hoje pelos jornais "O Globo" e "Folha de S. Paulo". Em resposta a nota do colunista Elio Gaspari de que a empresa "blindou roubalheira da SBM", a companhia afirma que tomou conhecimento das denúncias em reportagem do Valor Econômico publicada em fevereiro de 2014 e informa que, diante das suspeitas, criou uma Comissão Interna de Apuração.

De acordo com a Petrobras, em março de 2014, a Comissão concluiu os trabalhos sem ter encontrado fatos ou documentos que evidenciassem pagamento indevido. Apenas em maio de 2014, a própria SBM teria confirmado a empresa, por meio de telefonema e, posteriormente por carta, quando as irregularidades já estariam sob investigação do Ministério Público e da Controladoria Geral da União (CGU).

Ainda segundo a nota, todas as informações foram repassadas as autoridades públicas competentes. No texto, a Petrobras destaca ainda que as autoridades dispõem de instrumentos legais que a Comissão não possuia. Alega também que manteve sigilo sobre as investigações porque as investigações foram declaradas sigilosas pelas autoridades brasileiras.

Apenas em novembro do ano passado, quando a SBM firmou acordo com o Ministério Público da Holanda", a empresa "entendeu" que as informações não estavam mais sob sigilo.

"Neste momento em que a empresa SBM fechou acordo com o Ministério Público da Holanda e, em 12/11/2014, deu publicidade às informações referentes a existência de pagamentos indevidos no Brasil, entendeu-se que a menção ao recebimento dessas comunicações não estaria mais sob sigilo".

A nota segue relatando a confirmação das irregularidades pela própria SBM à CGU. De acordo com a companhia, a comunicação foi feita "como primeira etapa possível para um eventual acordo de leniencia, onde se obriga a informar os nomes para quem pagou propina". Lembra ainda que o ex-gerente Pedro Barusco "assumiu no termo de delação premiada que recebeu valores indevidos de Júlio Faerman, representante da SBM no Brasil".