Intenção de consumo é a menor desde janeiro de 2010, aponta CNC
O indicador de intenção de consumo das famílias, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 6,9% em abril, ante março e recuou 17,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o índice atingiu 102,9 pontos, menor nível desde janeiro de 2010, quando a pesquisa foi iniciada.
De acordo com a CNC, a inflação em alta tem diminuído a capacidade de consumo das famílias, que estão menos dispostas a comprar bens que exigem maior disponibilidade financeira e de crédito. Elas também estão mais preocupadas com o mercado de trabalho.
O quesito "momento para duráveis" foi o que registrou a maior queda, de 14,3% ante março e de 32,5% ante abril do ano passado, para 78,9 pontos. "A taxa de juros para o consumidor está num patamar bastante elevado, e a maior parte das famílias, 56,1%, considera o momento atual desfavorável para aquisição de bens duráveis", afirmou, em nota, Juliana Serapio, assessora econômica da CNC.
Outros dois quesitos também estão abaixo dos cem pontos após terem recuando mais em abril, o que indica cenário negativo: nível de consumo atual (79,5 pontos) e perspectiva de consumo (95,3 pontos). Segundo a CNC, pela primeira vez na pesquisa todos os quesitos estão nas mínimas históricas.
As perspectivas em relação ao mercado de trabalho também pioraram. A maior parte das famílias, 53,7%, ainda consideram o cenário positivo para os próximos meses, mas o indicador vem caindo mensalmente. Em abril esse item registrou queda de 5,9% em relação a março e recuo de 9,8% em relação ao mesmo período de 2014.
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