IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na tentativa de mostrar transparência, BNDES lança página no Facebook

20/04/2015 13h05

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou hoje sua página no Facebook. A presença na rede social é mais uma iniciativa da instituição para mostrar transparência, já que a pressão por uma maior abertura de dados sobre as operações é crescente e o banco segue sob o risco de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar sua atuação.

Nos últimos meses, o esforço para acessar dados tratados como sigilosos pelo banco, como os critérios de avaliação de investimentos, ganhou força no Congresso Nacional e no Tribunal de Contas da União (TCU) a ponto de o BNDES ter recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter sob sigilo informações relativas às operações com o grupo do JBS. O banco alega que as informações requeridas estão protegidas por sigilo bancário. Até agora, o STF não analisou a questão. Mas, na semana passada, parlamentares de oposição disseram ter conseguido o número de assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação da CPI sobre a instituição.

Na última terça-feira, em depoimento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), o presidente do banco, Luciano Coutinho, também tentou reforçar a divulgação de dados apresentando a nova configuração da área "BNDES Transparente", disponível no site institucional. O espaço apresenta as informações já disponíveis nos boletins de desempenho do banco, com maior abertura por Estado, possibilidade de cruzamento de dados e apresentação mais amigável. O conteúdo relativo às empresas e setorial, porém, permanece restrito.

De acordo com o BNDES, o Facebook será usado como canal de divulgação pela Gerência de Imprensa. O banco também dispõe de conta Twitter e no YouTube.