IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FGV: Após 4 quedas seguidas, confiança da construção sobe em abril

27/04/2015 08h35


Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou em abril, registrando alta de 0,8% ante um mês antes, aos 76,8 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, contudo, o recuo ainda é expressivo, de 29,2%, após queda de 33,9% em março.

De acordo com Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção da FGV-Ibre, apesar da pequena alta na confiança neste mês, o empresário do setor ainda segue muito pessimista. "As demissões continuam elevadas em todos os segmentos da construção, com o estoque de trabalhadores em março retrocendo ao patamar de junho de 2011", afirmou, em nota.

A melhora da confiança em abril ocorreu predominantemente nos segmentos ligados às obras de infraestrutura: em obras de infraestrutura para energia elétrica e telecomunicações, o indicador aumentou 7,5% em relação a março; em obras viárias, 6,1% e em obras especiais, 3,3%. As sinalizações, dadas pelo governo federal, de uma possível retomada do programa de concessões a partir de maio podem ter influenciado na melhora relativa das expectativas para os negócios, aponta a FGV.

O Índice de Expectativas (IE) avançou 3,7%, em abril, após diminuir 7,1% no terceiro mês de 2015, com contribuição expressiva dos segmentos relacionados à área de infraestrutura. O indicador que mede o grau de otimismo dos empresários em relação à situação dos negócios nos seis meses seguinte subiu 5,4%, após queda de 8,9%, em março, atingindo 95,1 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA) seguiu em baixa, embora a taxas menos expressivas: na sequência de um recuo de 9,9% em março, o índice caiu 2,9% em abril. Essa queda foi influenciada especialmente pelo indicador que mede o grau de satisfação com situação atual dos negócios, que declinou 5,7% perante o mês anterior, se situando em 64,5 pontos.

A edição da sondagem da construção de abril de 2015 coletou informações de 642 empresas entre os dias 1 e 23 deste mês.