Setor atacadista acumula queda real em vendas no primeiro trimestre
Pesquisa apresentada nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) mostra queda real nas vendas das redes de atacado em março. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o segmento também registra recuo no indicador. Em 2014, o setor fechou o ano com retração real nas vendas de 1,89%.
Em março, na comparação com igual mês do ano passado, houve diminuição real nas vendas de 1,19%. No trimestre, o setor apresenta retração, em relação ao mesmo período de 2014, de 9,76% (descontada a inflação).
Em relação a fevereiro, as redes de atacado e distribuição no país cresceram 14,19%. A entidade ressalta que é o primeiro resultado positivo para este tipo de comparação desde dezembro. Janeiro e fevereiro apresentaram queda de 13,93% e 8,15%, respectivamente.
"Certamente teremos ainda meses difíceis pela frente. Há importantes desafios nas áreas econômica e política, cujo real impacto poderemos avaliar corretamente apenas com o correr do tempo", informa em nota o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho.
Ele acredita que um movimento positivo pode favorecer o setor neste ano, de crescimento no segmento de supermercado de vizinhança e nos supermercados médios do interior do país, principalmente das regiões Nordeste e Centro-Oeste. "Esses bons fatores nos fazem acreditar que será possível crescer em torno de 1,5% no ano [alta real]", informou o presidente, em nota.
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