IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor atacadista acumula queda real em vendas no primeiro trimestre

27/04/2015 14h50


Pesquisa apresentada nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) mostra queda real nas vendas das redes de atacado em março. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o segmento também registra recuo no indicador. Em 2014, o setor fechou o ano com retração real nas vendas de 1,89%.

Em março, na comparação com igual mês do ano passado, houve diminuição real nas vendas de 1,19%. No trimestre, o setor apresenta retração, em relação ao mesmo período de 2014, de 9,76% (descontada a inflação).

Em relação a fevereiro, as redes de atacado e distribuição no país cresceram 14,19%. A entidade ressalta que é o primeiro resultado positivo para este tipo de comparação desde dezembro. Janeiro e fevereiro apresentaram queda de 13,93% e 8,15%, respectivamente.

"Certamente teremos ainda meses difíceis pela frente. Há importantes desafios nas áreas econômica e política, cujo real impacto poderemos avaliar corretamente apenas com o correr do tempo", informa em nota o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho.

Ele acredita que um movimento positivo pode favorecer o setor neste ano, de crescimento no segmento de supermercado de vizinhança e nos supermercados médios do interior do país, principalmente das regiões Nordeste e Centro-Oeste. "Esses bons fatores nos fazem acreditar que será possível crescer em torno de 1,5% no ano [alta real]", informou o presidente, em nota.