IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo diz que execução de brasileiro na Indonésia é ?fato grave'

28/04/2015 17h45



O governo brasileiro classificou como "fato grave" na relação entre Brasil e Indonésia a execução de um segundo cidadão brasileiro naquele país, apesar de reconhecer o crime de tráfico de drogas, e afirmou que o cumprimento da sentença "fortalece a disposição brasileira de levar adiante, nos organismos internacionais de direitos humanos, os esforços pela abolição da pena capital".

O Palácio do Planalto destacou em nota oficial que, em carta enviada ao homólogo indonésio, a presidenta Dilma havia reiterado "seu apelo para que a pena capital fosse comutada", tendo em vista o quadro psiquiátrico do brasileiro, agravado pelo sofrimento que sua situação lhe provocava nos últimos anos. Em janeiro deste ano, Marco Archer Cardoso Moreira foi executado pela mesma condenação.

"Ao longo dos dez anos em que o Rodrigo Muxfeldt Gularte esteve preso na Indonésia, o governo brasileiro prestou-lhe a devida assistência consular e acompanhou sistematicamente sua situação jurídica, na busca de alternativas legais à pena de morte, observando rigorosamente o que a Constituição e as leis daquele país prescrevem sobre essa matéria", diz a nota. "Lamentavelmente, as autoridades indonésias não foram sensíveis a esse apelo de caráter essencialmente humanitário", diz a nota divulgada pelo governo brasileiro", segue o texto.