IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBGE: Renda e escolaridade têm relação direta com acesso à internet

29/04/2015 11h00


O uso da internet tem relação direta com os anos de estudo, conclui pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).

De acordo com o levantamento "Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal", divulgado nesta quarta-feira, 34,5% das pessoas que têm até sete anos de estudo navegaram na web em 2013. Essa proporção salta para 89,8% para os que estudaram 15 anos ou mais.

O IBGE também comparou o acesso à grande rede pelos alunos das escolas públicas e privadas e constatou que 68% dos alunos das unidades municipais, estaduais e federais utilizaram a internet. Essa proporção é bem superior entre os alunos que frequentam os colégios particulares, 96,3%.

Outro recorte utilizado pelo IBGE para analisar quem está conectado é a classe de rendimento mensal domiciliar per capita. Esse tipo de comparação também revela a concentração de acessos à internet no grupo com maior renda: 89,9% dos que ganham mais de 10 salários mínimos utilizaram o serviço, enquanto apenas 23,9% dos que ganham até um quarto do salário mínimo usaram a grande rede.

A pesquisa também analisou o uso da internet entre as diferentes faixas etárias. A técnica do IBGE responsável pelo estudo, Jully Ponte, observou que "a utilização da internet é maior quanto mais jovem".

No Norte, smartphones compensam conexão ruim

A falta de infraestrutura para levar conexão a cidades do Norte do país e o maior custo na compra dos microcomputadores são dois do motivos destacados por pesquisadores do IBGE para que esse região tenha a maior proporção de pessoas utilizando a internet somente por dispositivos móveis.

Segundo o levantamento, 8,7% dos domicílios da região Norte acessam a web apenas por meio de outros equipamentos, que não o computador. É a maior taxa em todo o Brasil. No Centro-Oeste, esse número chega a 4,4%; no Sudeste, 3,9%; no Nordeste, 3,6%; e no Sul, 3,4%.

Entre os Estados, o Amapá é o que tem a maior proporção de pessoas usando somente o smartphone ou tablet para entrar na internet: 43% utilizam apenas dispositivos móveis, contra 11,9% que se conectam só pelo computador.

Pará (41,2%), Amazonas (39,6%) e Roraima (32%) são outras unidades da federação do Norte do país entre os cinco maiores índices de pessoas que se conectam à internet apenas por celular ou tablet.

"Esses dados corroboram [a informação] que no Norte o celular tem sido o principal equipamento de acesso à internet, o que está muito relacionado ao preço", afirmou Jully Ponte.