IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro do STF prorroga por 60 dias investigação de políticos

30/04/2015 20h01


Relator dos processos relacionados à Operação Lava-Jato, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que as investigações de políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção em contratos da Petrobras sejam prorrogadas em 60 dias.

Ele atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Tramitam no Supremo 26 inquéritos para apurar o caso. As investigações foram abertas em março com base em informações dos depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Entre os citados de ter envolvimento em supostas irregularidades estão os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ), Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Quando autorizou a abertura dos inquéritos, Zavascki também concordou com as diligências - medidas de investigação - propostas por Janot. No entanto, o prazo para essas ações não foi suficiente.

Há duas semanas, Janot já havia afirmado que a investigação relacionada aos inquéritos abertos no STF para apurar a participação de políticos no suposto esquema de corrupção na Petrobras "não é curta, será demorada".