IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cenário de alta de juros tira força da Bovespa, que volta a cair

07/05/2015 17h46


A bolsa brasileira registrou o segundo dia seguido de correção, com os investidores realizando lucros em ações que subiram muito nos últimos dias, como Vale, siderúrgicas e Eletrobras. A ata do Copom divulgada pela manhã reforçou o clima de cautela no mercado, após o documento sinalizar que o Banco Central deverá estender o ciclo de aperto monetário para conter a inflação.

É sempre bom lembrar que alta dos juros tira a atratividade do investimento em renda variável. "A sinalização de alta de juros é clara, sendo que apenas dados muito positivos de salários e inflação poderiam abrir espaço para 25 bp [pontos-base] ou pausa", diz a XP em relatório aos clientes.

O Ibovespa fechou em baixa de 0,32%, aos 56.921 pontos, com volume de R$ 6,407 bilhões. Entre as principais ações do índice, Vale PNA (-0,92%) concentrou as perdas, seguida por Ambev ON (-0,50%), enquanto Itaú PN (0,39%), Bradesco PN (0,28%) e Petrobras PN (0,43%) terminaram com altas modestas.

Apesar do recuo, o analista técnico da Guide Investimentos, Lauro Vilares, destaca que o índice, por enquanto, respeitou suporte na linha dos 56.600 pontos. Esse patamar ainda garante a retomada da trajetória de alta, para o Ibovespa tentar superar os 58 mil pontos, nível de setembro do ano passado, e que foi testado nesta semana. Segundo o especialista, uma reversão de tendência poderá ocorrer caso o índice siga em correção e perca a linha dos 55.300 pontos.

Entre as maiores baixas ficaram Usiminas PNA (-10,04%), CSN (-7,73%) e Eletrobras PNB (-6,03%). Usiminas e CSN devolveram os ganhos de ontem, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negar, por unanimidade, que houve enganosidade na aquisição do controle da Usiminas pela Ternium-Techint. A alegação foi feita pela CSN, que pediu a revisão do ato de concentração pelo qual a Ternium comprou as participações da Camargo Corrêa e da Votorantim.

Eletrobras também passou por correção, depois de subir forte com a informação de que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) marcou para dia 19 de maio o julgamento de processo em que acusa a União por voto abusivo na aprovação da renovação das concessões da Eletrobras, no final de 2012. Hoje, o Valor informou que a Eletrobras pretende privatizar a goiana Celg D e outras distribuidoras controladas. No caso da Celg D, o primeiro passo foi dado com a publicação no Diário Oficial de recomendação do Conselho Nacional de Desestatização (CND) para que a presidente Dilma Rousseff aprove a inclusão da distribuidora no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A lista de maiores altas do Ibovespa trouxe Lojas Renner ON (4,99%), Hypermarcas ON (3,39%) e Marcopolo PN (3,14%). As ações da Hypermarcas reagiram à informação antecipada pelo Valor PRO, serviço de notícia em tempo real do Valor, de que a empresa negocia a venda do negócio de fraldas descartáveis infantis e geriátricas. A informação foi confirmada hoje pela companhia.

Banco do Brasil ON (2,76%) foi destaque de alta. A ação do banco estatal subiu de carona no resultado de seu o braço de seguros, a BB Seguridade (0,78%), que apresentou lucro líquido de R$ 949 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 46% sobre igual período do ano passado e acima do consenso de mercado.