IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma se solidariza com deputada e critica "machismo na política"

07/05/2015 21h56


A presidente Dilma Rousseff resolveu se pronunciar na noite desta quinta-feira, por meio de rede social, sobre a confusão registrada no plenário da Câmara envolvendo a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e os deputados Roberto Freire (PPS-SP) e Alberto Fraga (DEM-DF) durante a votação da primeira medida do ajuste fiscal proposto pelo governo na noite de quarta-feira. Sobre a aprovação da proposta em si, com alterações ao acesso a seguro-desemprego, abono salarial e seguro-defeso, Dilma não se manifestou.

Na ocasião, Jandira Feghali acusou Roberto Freire de agressão por causa de um empurrão durante um bate boca entre ele e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Alberto Fraga, por sua vez, questionou a ameaça da deputada de levar a acusação ao Conselho de Ética, alegando que "mulher que participa da política e bate como homem tem que apanhar como homem também".

"A política fica menor - com p minúsculo - quando é praticada com base no sexismo e no machismo. Minha solidariedade à deputada Jandira Feghali, ameaçada no plenário da Câmara, na noite de quarta-feira, por expor suas ideias", disse Dilma por meio de mensagens editadas para a rede social. "Jandira Feghali, você só engrandece a luta das mulheres na política brasileira. Avante, com força e fé", acrescentou a presidente, dirigindo-se à deputada e dizendo-se representada por ela.