IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's rebaixa notas de crédito da incorporadora Viver

07/05/2015 18h21


A agência de avaliação de risco Moody's rebaixou nesta quinta-feira as notas de crédito corporativas da Viver Incorporadora e Construtora e da primeira emissão de debêntures seniores da companhia de "Caa1" para "Caa3", na escala global, e de "Caa1.br" para "Caa3.br" na escala nacional. A perspectiva para todos os ratings permanece negativa.

O rebaixamento dos ratings foi deflagrado pelo não pagamento de um vencimento de R$ 115 milhões em juros e principal com vencimento em 30 de abril de 2015 referente à R$ 300 milhões em debêntures seniores com garantias reais emitidas ao Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) em 2011, com vencimento final em outubro de 2016.

"A não ser que haja um aditivo dentro dos 5 dias úteis do período de carência, isso representará um evento de default [calote] de acordo com a escritura do título e pode deflagrar uma aceleração das outras dívidas da empresa, consequentemente exercendo maior pressão para reestruturações adicionais de dívidas o que poderia impor perdas significativas para os credores", alerta a Moody's.

Segundo a agência, a perspectiva negativa reflete os desafios enfrentados pela administração para otimizar as operações da empresa e lidar com sua situação de liquidez de forma oportuna para cumprir os pagamentos de dívidas em vencimento e promover uma redução efetiva da alavancagem.

Novo rebaixamento dos ratings pode ocorrer com a deterioração da posição de liquidez da empresa, levando a um outro calote no pagamento de juros ou amortização de dívida e a uma perda maior do que a esperada aos credores em uma reestruturação.