IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Temer, Fachin mostrou ser imparcial após "brilhar" em sabatina

13/05/2015 12h46


O vice-presidente Michel Temer, articulador político do governo, avaliou positivamente a sabatina de mais de 12 horas no Senado do jurista e professor indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin.

Na avaliação do vice-presidente, Fachin "brilhou" e demonstrou qualificações jurídicas e pessoais que apontam para uma atuação "imparcial", caso o jurista chegue à Corte. "Cultura geral muito grande", "delicadeza no trato com questões e pessoas" e "humildade acentuadíssima" foram alguns dos atributos apontados pelo vice-presidente.

"Ele demonstrou que, chegando ao Supremo, não será parte nos conflitos, mas decidirá de acordo com a Constituição", disse Temer. O vice-presidente também se disse otimista quanto à aprovação pelos senadores em plenário da indicação feita pela presidente Dilma Rousseff. "Acho que vai dar certo", afirmou o vice-presidente.

Os senadores analisarão em plenário na próxima terça-feira a indicação presidencial para o Supremo. Na comissão que o sabatinou, Fachin teve aprovação de 20 senadores, sendo rejeitado por sete.

Pesaram contrariamente à indicação de Fachin questões como o apoio dado à eleição da presidente Dilma Rousseff, eventual ligação com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST), alegações de que seria favorável à bigamia e atuação como advogado enquanto foi procurador do Estado do Paraná.