IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Telefônica: Pagamento à Vivendi pela GVT será efetuado dia 28

13/05/2015 14h56


A Telefônica Vivo está concentrando no dia 28 de maio todas as mudanças importantes e formais em relação ao contrato de compra da GVT. Durante a assembleia marcada para essa data, Amos Genish, co-fundador e presidente da GVT, será ratificado como presidente e diretor-geral da Telefônica Brasil pelo conselho de administração da companhia.

A confirmação de Genish no cargo é uma mera formalidade, já que seu nome foi indicado pelo conselho, e o executivo já exerce o cargo de fato, disse Alberto Manuel Horcajo Aguirre, diretor de finanças e presidente interino da Telefônica.

Nesse sentido, a ratificação, que o conselho fará via eleição por computação, terá mais peso pela mudança na propriedade da GVT do que o ato formal em si, disse Horcajo.

No dia 28 também ocorrerá o desembolso pela compra da GVT. As equipes da Telefônica e do grupo francês Vivendi trabalharão desde cedo para fechar o negócio, que é complexo. Além de o vendedor estar baseado na França, o negócio foi estabelecido em euros.

A assembleia também vai aprovar a ampliação do capital da Telefônica para entregar ações ordinárias de nova emissão para a Vivendi, representativas de 40% do preço. Horcajo estima que o valor deverá estar perto de R$ 26 bilhões, equivalentes a 12% do capital da subsidiária do grupo espanhol. Além das ações, haverá o pagamento em dinheiro no valor de 4,663 bilhões de euros.

Sobre as sinergias em base anual prometidas pela combinação das empresas, no valor de R$ 1,2 bilhão, Horcajo lembra que o compromisso assumido pela Telefônica junto ao mercado é de que no terceiro ano provavelmente atingirá perto de 70% desse valor e, no quinto ano, seria entregue a totalidade.